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Osasco,20/09/2024

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Alexandre Felex

Contratar errado custa no mínimo três vezes o salário do gestor

Outra pesquisa indica que a contratação de um colaborador realizada de forma incorreta pode gerar um prejuízo de no mínimo R$ 21.180,00

Fonte: Crédito: Foto de ArtHouse Studio
Contratar errado custa no mínimo três vezes o salário do gestor Pare de queimar dinheiro

Não é exagero dizer que contratar a pessoa errada pode ser muito mais do que uma simples dor de cabeça, e não apenas do ponto de vista financeiro.

Como em tudo na vida, todas as nossas ações geram reações...

O motivo de uma demissão envia um recado para o time; a decisão de um líder reflete no resultado do negócio e a contratação não é diferente.

Embora nem tudo possa ser mensurado, os prejuízos de uma contratação errada podem ser ainda maiores do que o custo financeiro. Vamos explorar alguns deles:

Contratar errado... Diminui a produtividade

Crédito: Foto de Yan Krukau

Quando um novo colaborador entra na empresa, ele precisa de treinamento e esse processo de aprendizado é lento. Isso significa que, até que o novo funcionário esteja plenamente capacitado, a produtividade da equipe como um todo pode diminuir.

Resultado: Outros membros da equipe precisam se sobrecarregar para compensar a curva de aprendizado do novo colaborador. Isso pode levar ao estresse e à redução da eficiência geral.

Contratar errado... Diminui a moral do time

Crédito: Foto de Yan Krukau

A sobrecarga dos colaboradores para cobrir as lacunas de um novo membro em treinamento pode causar insatisfação. Quando os funcionários percebem que estão constantemente preenchendo os vazios deixados por colegas não preparados, a moral da equipe pode cair.

Resultado: A longo prazo, isso leva à desmotivação e ao aumento da rotatividade, pois os funcionários começam a procurar oportunidades onde seu trabalho é mais valorizado e menos sobrecarregado.

Contratar errado...Prejudica a imagem da empresa

Crédito: Foto de Yan Krukau

Uma alta rotatividade de funcionários pode manchar a reputação da empresa no mercado. Profissionais competentes procuram ambientes de trabalho estáveis e organizados. Se uma empresa é conhecida por contratar e demitir com frequência, isso pode afastar talentos qualificados.

Resultado: Os gestores terão mais dificuldade em montar uma equipe eficaz, uma vez que pessoas talentosas não se sentirão atraídas por uma empresa com má reputação.

A importância das habilidades comportamentais

Pesquisas apontam que a maioria dos motivos de desligamento está relacionada a questões comportamentais, com base nos clientes atendidos aqui na Felex Recursos Humanos posso garantir que 100% das demissões acontecem por questões comportamentais. Habilidades técnicas são essenciais, mas são as habilidades comportamentais que frequentemente determinam o sucesso a médio e longo prazo de um funcionário dentro de uma equipe e da cultura da empresa.

O ponto é: Muitos empresários olham apenas o currículo na hora de contratar, mas as habilidades comportamentais são tão importantes quanto qualquer habilidade técnica. Comunicação eficaz, adaptabilidade, trabalho em equipe e atitude positiva são apenas alguns exemplos de habilidades comportamentais cruciais.

Previnir é a melhor estratégia

Evitar contratações erradas requer um processo de recrutamento bem estruturado que leve em consideração tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais. Aqui estão algumas estratégias para ajudar a prevenir contratações equivocadas. Confira:

1. Defina claramente os requisitos do cargo: Inclua tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais necessárias para o sucesso na posição.

2. Utilize entrevistas comportamentais: Faça perguntas que revelem como o candidato lidou com situações no passado, o que pode prever como ele agirá no futuro.

3. Realize testes de habilidades: Avalie as habilidades técnicas e comportamentais do candidato através de testes práticos ou exercícios.

4. Verifique referências: Fale com ex-líderes e colegas para entender melhor o comportamento e a ética de trabalho do candidato.

5. Promova a cultura da empresa: Certifique-se de que o candidato esteja alinhado com os valores e a missão da empresa.

Conclusão

O objetivo da coluna desta semana não é desanimá-lo, mas sim abrir seus olhos sobre o impacto que uma contratação errada pode gerar em um negócio.

Prevenir essa situação é a melhor estratégia. Se precisar de ajuda, conte comigo.

Alexandre Felex é sócio e cofundador da Felex Recursos Humanos, consultoria especializada em recrutamento & seleção. 

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